Auditoria de inteligência: um estudo de caso no Museu Câmara Cascudo - UFRN

Autores

  • Taíse Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Andréa Vasconcelos Carvalho Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciência da Informação (UFRN)

Palavras-chave:

Auditoria de inteligência. Auditoria de informação. Auditoria em unidades de informação. Museus universitários. Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN)

Resumo

Resumo: A auditoria de ativos informacionais inclui a auditoria de informação, do conhecimento e de inteligência e se caracteriza como uma técnica que contribui para o aperfeiçoamento da gestão organizacional, incluindo as unidades de informação. Nesse contexto, apresenta-se auditoria de inteligência realizada no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN). Tem-se como objetivo geral analisar a relação entre o Museu Câmara Cascudo e as ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFRN com vistas a propor ações para aperfeiçoar tal relação. O percurso metodológico consiste na aplicação do método de auditoria de inteligência. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários eletrônicos, sendo um enviado aos docentes dos departamentos de Artes, Ciência da Informação, Ciências Sociais e História e o outro aos servidores do MCC. De modo geral, os resultados obtidos indicam uma relação pouco propositiva entre o MCC e as ações acadêmicas da UFRN, sinalizando que há pouco envolvimento dos departamentos pesquisados com o Museu. Especificamente percebe-se que: poucos docentes desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam o MCC; há pouca divulgação das ações e exposições desenvolvidas no Museu; e faltam recursos financeiros para incentivar a realização de projetos. A partir de tais resultados, apresenta-se um guia para implementar recomendações que favoreçam a superação das fragilidades identificadas.

Palavras-chave: Auditoria de inteligência. Auditoria de informação. Auditoria em unidades de informação. Museus universitários. Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taíse Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Andréa Vasconcelos Carvalho, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciência da Informação (UFRN)

Doutora em Sistemas de Información y Documentación pela Universidad de Zaragoza (UNIZAR) - Espanha. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciência da Informação (UFRN)

Downloads

Publicado

01-02-2022

Como Citar

Silva, T. C. da, & Carvalho, A. V. (2022). Auditoria de inteligência: um estudo de caso no Museu Câmara Cascudo - UFRN. Revista ACB, 26(4), 1–20. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1797