Comissão de combate ao plágio e má conduta em pesquisa: relato de experiência das ações realizadas na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Autores

Palavras-chave:

Plágio acadêmico. Comissão universitária. Ferramenta de verificação de similaridade. Relato de experiência. Udesc

Resumo

Relata-se o processo de formação e desenvolvimento das atividades da Comissão de combate ao plágio e má conduta em pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina. Objetiva-se compartilhar a experiência adquirida nas ações de conscientização do público acadêmico e da contratação de ferramentas de verificação de similaridade em textos, sobretudo com uso voltado aos periódicos científicos da instituição. Após mais de dois anos de trabalho, reconhece-se a importância de um núcleo que atue no âmbito universitário, conduzindo atividades e práticas relacionadas à temática plágio e assuntos similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Reinhardt de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bibliotecária na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) atuando no Portal de Periódicos da Udesc.


Antonio Carlos Picalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Rádio, TV & Internet pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC).

Luiza da Silva Kleinubing, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina, Graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecária na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) atuando na Coordenação da Biblioteca Universitária.

Downloads

Publicado

05-01-2022

Como Citar

Souza, M. R. de, Picalho, A. C., & Kleinubing, L. da S. (2022). Comissão de combate ao plágio e má conduta em pesquisa: relato de experiência das ações realizadas na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Revista ACB, 26(4), 1–13. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1794

Edição

Seção

Relato de experiência