A biblioteca na era dos serviços compartilhados: o potencial da biblioteca das coisas

Autores

  • Rosiane Maria Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jaqueline Santos Bernardo Prefeitura Municipal de Biguaçu
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Economia compartilhada, Biblioteca das coisas, Serviço compartilhado, Bibliotecário.

Resumo

Aborda a importância do serviço compartilhado em bibliotecas e a contribuição do serviço para a sociedade. Apresenta uma análise do que é uma economia do compartilhamento e as possibilidades que esses modelos de negócios oferecem ao universo das bibliotecas, apresentando casos existentes pelo mundo.  Para o conhecimento de casos existentes de bibliotecas das coisas utilizou-se o método bibliográfico na base de dados do Portal Capes, no Google Acadêmico, Scielo, SCOPUS e Web Of Science e em pesquisa livre no Google. Os resultados apontaram que no Brasil as bibliotecas das coisas são iniciativas, principalmente, de bibliotecas universitárias e raras são as experiências em bibliotecas públicas, enquanto no restante do mundo há muitas bibliotecas das coisas, principalmente em Bibliotecas públicas que oferecem diversos materiais para atender as comunidades as quais se inserem. As experiências apresentadas no estudo demonstraram que são muitas as possibilidades e vantagens que a biblioteca das coisas oferta a seus usuários. A discussão neste estudo trouxe à luz a importância da economia compartilhada e a necessidade de as bibliotecas implantarem serviços que estejam alinhadas a essa tendência. Embora algumas bibliotecas ofereçam materiais mais sofisticados e outras mais simples, o papel das bibliotecas de contribuir para uma sociedade mais justa vai se cumprindo ao longo da história. Portanto, se espera que no Brasil mais iniciativas a respeito do tema sejam desenvolvidas e documentadas para servir de inspiração para os bibliotecários que queiram contribuir com a economia compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Maria, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jaqueline Santos Bernardo, Prefeitura Municipal de Biguaçu

Especialista em gestão da comunicação em mídias digitais pela Faculdade Senac Florianópolis. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal de Biguaçu.

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor no Curso de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

05-01-2022

Como Citar

Maria, R., Bernardo, J. S., & Varvakis, G. (2022). A biblioteca na era dos serviços compartilhados: o potencial da biblioteca das coisas. Revista ACB, 26(4), 1–16. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1788