Normalização e funções arquivísticas: relato de experiência de aprendizagem

Autores

  • Vanessa Aline Schveitzer Souza Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-7223-7774
  • Gisele Fellippe
  • Cher Oliboni
  • Evelin Mintegui
  • Cezar Karpinski Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Normalização arquivística. Funções arquivísticas. Normas. Arquivologia. Experiência de aprendizagem.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma experiência de aprendizagem na relação entre a normalização da documentação de arquivo e as funções arquivísticas. Apresenta reflexões sobre algumas normas e sua aplicação na gestão de arquivos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi o de relacionar o escopo de algumas normas com as funções arquivísticas de produção, classificação, avaliação, aquisição, preservação, descrição e difusão. Apresenta e define cada função e discorre sobre as normas ISO 15489, ISAD (G), ISAAR (CPF), NOBRADE, ISO 9000, ISO 30.300, ISO 19.005 e IEC 26300. Metodologia: Trata-se de pesquisa básica, exploratória e descritiva com as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, tem-se um quadro de normas aplicáveis a cada função arquivística. Conclusões: Conclui que o sucesso da organização de arquivos depende da aplicação das funções arquivísticas e que as normas podem facilitar essa prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Aline Schveitzer Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC). Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares (UFSC). Bacharela em Biblioteconomia (UFSC). Graduanda no curso de Arquivologia (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Organização do Conhecimento e Gestão Documental ­- KOD, CNPq/UFSC.  Mais de 10 anos de experiência com documentos arquivísticos no SESI/SC. Trabalhou na organização de documentos digitais e na elaboração de manuais em startup. Presta serviço de consultoria e desenvolve pesquisas sobre os temas: Organização da Informação, documento arquivístico, Representação da Informação, descrição arquivística, arquivo público, documento fotográfico, patrimônio documental, arquivos fotográficos, fotografia e memória.

Evelin Mintegui

Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e Doutora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

15-09-2021

Como Citar

Souza, V. A. S., Fellippe, G., Oliboni, C., Mintegui, E., & Karpinski, C. (2021). Normalização e funções arquivísticas: relato de experiência de aprendizagem. Revista ACB, 26(2), 1–19. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1784

Edição

Seção

Relato de experiência