Praça XV e suas representações: fonte de informação e memória da história de Florianópolis

Autores

Palavras-chave:

Praça XV de Novembro de Florianópolis. Monumentos. Informação e Memória. Práticas e representações. Fontes de informação.

Resumo

A Praça XV de Novembro em Florianópolis, Santa Catarina, é uma fonte de informação aberta, proporcionando debates sobre a representação de fatos e o silenciamento de muitos. A presente pesquisa pretende, por meio da história da Praça XV de Novembro, conhecer uma história que está no silêncio do esquecimento. Pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem exploratória in loco, com base em pesquisas sobre memória, lembranças, lugares de memória e monumentos e fontes de informação não bibliográficas. As representações que compõem a Praça são o Monumento aos voluntários catarinenses na Guerra do Paraguai e dos bustos de Cruz e Souza, José Boiteux; Victor Meirelles e Jerônimo Francisco Coelho. Observar a Praça XV de Novembro como um espaço público, na qual tem a função pedagógica de um lugar de memória, possibilita o conhecimento de histórias que não deveriam ser esquecidas, para tanto é preciso repensar os seus monumentos e o enaltecimento às figuras controversas. Para isso é preciso se atentar as narrativas que ali foram esquecidas e silenciadas e fazer desse espaço um ambiente de aprendizagem, e não só de estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kariane Regina Laurindo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.  Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação PPGInfo-UDESC, Graduada em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Morena Pereira Porto, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação PPGInfo-UDESC, Graduada em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Tânia Regina Da Rocha Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora concursada (efetivo) pesquisadora e extensionista na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

15-09-2021

Como Citar

Laurindo, K. R., Porto, M. P., & Unglaub, T. R. D. R. (2021). Praça XV e suas representações: fonte de informação e memória da história de Florianópolis. Revista ACB, 26(2), 1–20. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1776