A leitura na pandemia: ações possíveis de incentivo e prática para os pequenos leitores

Autores

Palavras-chave:

Leitura. Biblioteca Escolar. Família. Pandemia. COVID-19.

Resumo

O estado de pandemia, decretado em virtude do Coronavírus (COVID-19), trouxe para toda a sociedade uma nova vivência. Em todos os setores, novos serviços foram criados e/ou aperfeiçoados, e na Educação, por meio do ensino remoto emergencial, os conteúdos escolares continuam sendo trabalhados e compartilhados. Recorrendo à ludicidade e à tecnologia, novas ferramentas e estratégias foram adotadas para tornar as aulas dinâmicas e atraentes. Neste cenário, especialmente no campo da leitura, projetos alternativos estão sendo criados nas salas de aula on-line e pelas bibliotecas escolares para dar continuidade à rotina escolar. E a família, cuja participação se tornou mais necessária ainda, auxilia nas ações para que os danos causados pelas modificações no ano letivo sejam menos danosos. Quais são as ações relacionadas à leitura e como estão acontecendo? Como cultivar a leitura em estudantes em fase de alfabetização, durante a pandemia? Por meio de uma breve revisão na literatura, buscaram-se subsídios para a construção deste texto, que objetiva identificar ações nas escolas, nas famílias e nas bibliotecas escolares, e como tais instituições podem agir para que a formação de pequenos leitores nessa fase não sofra tantos danos e interrupções. Resultados encontrados apontam que, embora seja um momento peculiar, a leitura tem sido trabalhada com menos intensidade, o que ressalta a necessidade de ações paralelas para que ela não seja deixada em segundo plano comprometendo a formação de leitores e o desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Silva Curti, UNESP/ Campus de Marília

Bibliotecária (UNESP/ Marilia), MBA em Gestão Avançada de Pessoas (PUC Minas/Poços de Caldas), Bibliotecária da Rede Sesi-SP. ORCID https://orcid.org/0000-0002-7347-8115  contato: biacurti@gmail.com

Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, UNESP/Campus de Marília

Bibliotecária Especialista, Mestre em Ciência da Informação (UNESP/Marília) e Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial (UNESP/Marília).  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6978-7361   contato: danysp@gmail.com

Downloads

Publicado

21-07-2021

Como Citar

Curti, B. S., & Wellichan, D. da S. P. (2021). A leitura na pandemia: ações possíveis de incentivo e prática para os pequenos leitores. Revista ACB, 26(1), 1–17. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1772