Biblioterapia pediátrica: análise quali-quantitativa da produção em artigos, teses e dissertações brasileiras (1975-2019)

Autores

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Biblioterapia Clínica. Biblioterapia Hospitalar. Pediatria.

Resumo

A Biblioterapia é uma ferramenta utilizada como auxílio no tratamento das pessoas com dificuldades sociais, emocionais e até físicas. Pode ser aplicada em distintos ambientes como escolas, organizações sociais e hospitais. Esta investigação buscou verificar, através da revisão da literatura, como o bibliotecário em conjunto com os profissionais da saúde podem contribuir para melhorar a qualidade de vida de crianças hospitalizadas na pediatria, através da Biblioterapia. Caracteriza-se como estudo quali-quantitativo, apresentando uma pesquisa bibliográfica com base em artigos da área de Ciência da Informação, teses e dissertações sobre a temática, publicados no período de 1975 a 2019. Utiliza a análise de conteúdo proposta por Moraes, como procedimento de análise. Como resultados, a pesquisa identificou diferentes procedimentos adotados para realização da Biblioterapia, bem como, as atribuições do bibliotecário. Também foram apontadas formas de avaliação do processo e etapas necessárias para que a Biblioterapia seja bem-sucedida. Verificou-se que o bibliotecário pode ter papel fundamental nos processos biblioterápicos em pediatria, auxiliando os pacientes a melhorar sua autoestima e enfrentar suas dificuldades. Além disso, conclui-se que a Biblioterapia é um processo complexo e, para o uso de tal ferramenta, é preciso que os profissionais tenham conhecimento prévio sobre as etapas, seu papel, suas limitações e possibilidades, para que possam auxiliar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados no hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

trababa como docente no curso de Biblioteconomia da FURG

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

Marques, Ítalo H., & Gonçalves, R. B. (2021). Biblioterapia pediátrica: análise quali-quantitativa da produção em artigos, teses e dissertações brasileiras (1975-2019). Revista ACB, 26(1), 1–29. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1729