Interlocuções entre Leitura e Ciência da Informação: análise de dissertações e teses sobre leitura literária no âmbito da CI

Autores

  • Jéssica Patrícia Silva de Sá Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Professor Associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Leitura literária. Ciência da Informação.

Resumo

Resumo: O presente artigo objetivou apresentar e analisar um levantamento bibliográfico de pesquisas em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Informação, cujo objeto de estudo é a leitura literária, de forma a constatar quais perspectivas estão sendo abordadas nas investigações da Ciência da Informação brasileira. O levantamento foi realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Como resultado, foram identificados 28 trabalhos sobre leitura literária, que foram analisados, em primeira instância, de forma quantitativa. Em uma segunda etapa, os trabalhos foram analisados quanto ao seu conteúdo, sendo elencados em quatro categorias: Estudos sobre leitura no viés da atuação profissional e institucional; Estudos das práticas de leitura sob o prisma do leitor; Análise de políticas públicas de leitura; Estudos pautados em aspectos históricos da leitura e levantamentos bibliográficos. Conclui-se que as pesquisas encontradas reforçam as múltiplas abordagens e possibilidades de interlocução entre Estudos sobre Leitura e a Ciência da Informação.

 

Palavras-chave: Leitura literária. Leitura- estudos. Ciência da Informação – produção científica sobre leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Patrícia Silva de Sá, Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Professor Associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2005). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduação em Psicologia (Habilitação em Psicologia Clínica) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1994) e bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1993).

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Sá, J. P. S. de, & Paula, C. P. A. de. (2020). Interlocuções entre Leitura e Ciência da Informação: análise de dissertações e teses sobre leitura literária no âmbito da CI. Revista ACB, 25(3), 618–635. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1723