Agenda 2030 da ONU e desenvolvimento sustentável: qual o papel das bibliotecas?

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas. Desenvolvimento sustentável. Agenda 2030. Sustentabilidade.

Resumo

Os debates no âmbito do desenvolvimento sustentável têm sido promovidos com a finalidade de conscientizar e fazerem-se presentes nas mais diversas esferas, a fim de amenizar as contradições sociais. Trabalhar esse conceito na biblioteca colabora para que a comunidade se sinta inserida no meio ambiente e propague o sentimento de pertencimento que resgata o respeito e o uso consciente. Diante de todo o exposto, o presente estudo buscou analisar os trabalhos apresentados durante o 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação cujo conteúdo discorresse sobre o envolvimento de profissionais das bibliotecas brasileiras no desenvolvimento sustentável, na Agenda 2030 e na sustentabilidade. O objetivo principal foi identificar de que maneira as bibliotecas brasileiras têm contribuído para atingir os ODS da Agenda 2030. A metodologia contou com uma pesquisa de natureza bibliográfica e exploratória. Como considerações finais, os trabalhos selecionados permitiram-nos identificar a existência de diversas ações e práticas profissionais direcionadas para que as bibliotecas colaborem com o compromisso de atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, mostrando, assim, a importância da biblioteca enquanto equipamento cultural indispensável nessa ação global, bem como auxiliaram na identificação de boas práticas aplicadas nas bibliotecas brasileiras.

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Biografia do Autor

Fabiana Sala, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus de Presidente Epitácio desde o ano de 2011. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp Campus Marília). Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp Campus Presidente Prudente) em 2018. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional em 2008. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2006. Membro dos Grupos de Pesquisas: 1- Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas; 2- Práticas e reflexões sobre biblioteca escolar, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Leda Maria Araújo, Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2015). É especialista em gestão de bibliotecas escolares pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Desde 2016 atua como diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. Tem experiência na área da Ciência da Informação, com ênfase em gestão e administração de Bibliotecas e unidades informacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão de Bibliotecas, Gestão da Informação, Sistemas de Bibliotecas, Bibliotecas em Rede, Bibliotecas Públicas, Memória Institucional, Bibliotecas Escolares e Especializadas, Mediação da Informação, Formação do leitor por meio da leitura de literatura e politicas públicas para livro, leitura e bibliotecas.

Sirlaine Galhardo Gomes Costa, Universidade Federal de Roraima

Doutoranda em Ciência da Informação no PPGCI/UNESP/Marília, Linha 3 (Gestão, Mediação e Uso da Informação). É Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília/SP. Em 2015, recebeu Menção Honrosa da CAPES/Emerald Group Publishing por projeto de acessibilidade. Em 2007, trouxe para a capital rondoniense a 1ª Feira do Livro de Porto Velho, sendo em 2010 a 2ª edição do evento. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa de Estudos Integrados sobre Linguagem, Educação e Cultura - GEAL/UNIR, coordenados pelas Prof. Dra. Nair Ferreira Gurgel do Amaral e Prof. Dra. Neusa dos Santos Tezzari e do Grupo de Pesquisa Práticas e reflexões sobre Biblioteca Escolar/USP, coordenado pelo Prof. Dr. Cláudio Marcondes de Castro Filho. Sua atuação profissional é na Coordenadoria de Apoio ao Usuário da Biblioteca Central "Prof Roberto Duarte Pires"/UNIR/RO.

Cláudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP/FFCLRP)

Livre-Docente em Políticas Públicas e Formação Profissional da Informação (2018). Pós-doutorado em Biblioteca Escolar na Universidade Aberta de Lisboa (2018). Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestrado em Ciência da Informação e Comunicação, pela Universidade de São Paulo (2002). Graduação em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi Morumbi (1989) e em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1981). Tem experiência na área de Ciência da Informação, como sub-área geração e uso da informação, atuando nos seguintes temas: recursos informacionais, tipologias de unidades de informação, biblioteca escolar e políticas públicas do livro, leitura e biblioteca. Chefe do Departamento de Educação, Informação e Comunicação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2015-2017). Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.

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Publicado

22-07-2020

Como Citar

Sala, F., Araújo, L. M., Costa, S. G. G., & Castro Filho, C. M. de. (2020). Agenda 2030 da ONU e desenvolvimento sustentável: qual o papel das bibliotecas?. Revista ACB, 25(2), 325–339. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1703