Traçados teóricos sobre Informação e Pervasividade

Autores

Palavras-chave:

Informação Pervasiva. Pervasividade. Tecnologia da Informação e Comunicação. Informação e Tecnologia.

Resumo

Resumo: Apresenta um produto textual ensaístico sobre a informação e a pervasividade, destacando a interdisciplinaridade da Ciência da Informação e sua relação com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Objetivo: entender o caráter pervasivo da informação, a partir de traçados teóricos sobre informação e pervasividade. Metodologia: estudo teórico de abordagem qualitativa. Conclusões: Constata nos resultados que os estudos em informação e pervasividade são incorporados à construção de conhecimento em Informação e Tecnologia na Ciência da Informação. Considera o termo ‘informação pervasiva’ para conteúdos informacionais acessados pelos sujeitos em ecologias informacionais complexas, ambientes informacionais e outros canais de comunicação, favorecendo experiências que se estendem por distintos meios e ambientes.

 

Palavras-chave: Informação Pervasiva. Pervasividade. Tecnologia da Informação e Comunicação. Informação e Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Ferreira Campos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Mestre em Ciência da Informação (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia (UFRN). Graduando em Arquivologia (UFPB).

Henry Poncio Cruz de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela UNESP. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB (PPGCI/UFPB). Coordenador do PPGCI/UFPB.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Campos, A. F., & Oliveira, H. P. C. de. (2020). Traçados teóricos sobre Informação e Pervasividade. Revista ACB, 25(3), 448–461. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1697