Odisséias literárias: biblioterapia de desenvolvimento aplicada no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará

Autores

  • Italo Teixeira Chaves Graduando de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Estagiário de Biblioteconomia do TRT da 7ª Região.
  • Rejane Maria Façanha de Albuquerque Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Ateneu. Servidora e Coordenadora da Biblioteca do TRT da 7ª Região.
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de educação à Distância pelo IPEMIG. Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Psicologia em Produção de Subjetividade e Sociedade da UFC.

Palavras-chave:

Mediação da leitura. Biblioterapia. Atuação do bibliotecário.

Resumo

Resumo: A mediação da leitura é um dos campos de atuação do bibliotecário. Uma dessas possibilidades de mediação pode ser realizada pela prática integrativa da Biblioterapia. A aplicação da biblioterapia pode ser feita com objetivos de desenvolvimento humano ou clínico. Ambos são direcionados para utilização da leitura como recurso de bem estar e qualidade de vida. Desse modo, o presente relato de experiência trata de apresentar atividades de Biblioterapia de desenvolvimento realizadas na Biblioteca Aderbal Nunes Freire, do Tribunal Regional do Ceará por meio do Projeto Odisséias Literárias que aconteceu ao longo de 2019. Com isso, destaca-se a importância do livro, da leitura e da literatura como potenciais de desenvolvimento humano e terapêutico nesta instituição, protagonizando o bibliotecário como mediador dessas práticas voltadas à integração, desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave: Mediação da leitura. Biblioterapia. Desenvolvimento humano. Atuação do bibliotecário.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Teixeira Chaves, Graduando de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Estagiário de Biblioteconomia do TRT da 7ª Região.

Graduando de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Estagiário de Biblioteconomia do TRT da 7ª Região.

Rejane Maria Façanha de Albuquerque, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Ateneu. Servidora e Coordenadora da Biblioteca do TRT da 7ª Região.

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Ateneu. Servidora e Coordenadora da Biblioteca do TRT da 7ª Região.

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de educação à Distância pelo IPEMIG. Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Psicologia em Produção de Subjetividade e Sociedade da UFC.

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de educação à Distância pelo IPEMIG. Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Psicologia em Produção de Subjetividade e Sociedade da UFC.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Chaves, I. T., Albuquerque, R. M. F. de, & Lavor Filho, T. L. de. (2020). Odisséias literárias: biblioterapia de desenvolvimento aplicada no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Revista ACB, 25(3), 751–765. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1683

Edição

Seção

Relato de experiência