Estudo sobre o formato MARC 21 em bibliotecas das universidades de ensino superior no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Formato MARC 21. MARC 21 para Informações de Comunidade. Catalogação. Bibliotecas de universidades brasileiras.

Resumo

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo estudar o uso do formato de intercâmbio MARC 21 no Brasil, com foco no formato para Informação de Comunidade. Apresenta como objetivos específicos: identificar a abrangência dos sistemas de informação para o uso do MARC 21; apresentar um estudo sistematizado sobre o MARC 21 para Informação de Comunidade nas bibliotecas das universidades brasileiras, públicas e privadas, com Índice Geral de Cursos igual ou superior a 3. Os procedimentos metodológicos abordaram a pesquisa como qualiquantitativa, do tipo exploratória e descritiva, com característica de levantamento de dados. A coleta de dados foi realizada, em um primeiro momento, por meio de questionários encaminhados aos catalogadores das bibliotecas identificadas, e, posteriormente, optou-se pela coleta nos sites das bibliotecas. Como resultados, verificou-se que as bibliotecas não utilizam o formato MARC 21 para Informação de Comunidade e que a maioria delas utilizam softwares proprietários que não fazem uso do Formato MARC 21, fator que dificulta o intercâmbio de dados entre as próprias instituições. Em futuras pesquisas pretende-se continuar os estudos sobre a interdisciplinaridade entre as áreas de Ciência da Informação e de Sistemas de Informação com foco na catalogação, relacionando-as com as novas diretrizes da catalogação, a Resource Description and Access (RDA).

 

Palavras-Chave: Formato MARC 21. MARC 21 para Informação de Comunidade. Catalogação. Bibliotecas de universidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Câmara de Camargo, Bibliotecária da Biblioteca Central da UNIFACVEST (Lages - SC).

Bibliotecária da Biblioteca Central da UNIFACVEST (Lages - SC) - atual. Formada em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, 2017.

Zaira Regina Zafalon, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). Atua como docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lidera o Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais e Inovação - GPTAI (UFSCar) e pesquisa junto ao Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP).

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Pereira, A. M., Camargo, P. C. de, & Zafalon, Z. R. (2020). Estudo sobre o formato MARC 21 em bibliotecas das universidades de ensino superior no Brasil. Revista ACB, 25(3), 462–476. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1681