Associação de bibliotecários e a agenda 2030: a contribuição social das bibliotecas no Estado de Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Movimento associativo, Associação dos bibliotecários de Minas Gerais, Agenda 2030, Papel social das bibliotecas.

Resumo

Resumo: A construção de uma sociedade mais democrática e com melhores condições de vida constitui uma das principais estratégias que norteiam o desenvolvimento sustentável e está amparada pela política pública da Agenda 2030, considerando o desejo esperado para as primeiras décadas do século XXI. Por meio dessa política, profissionais e instituições de todos os contextos sociais são convocados a assumir essa causa, não eximindo dessa função, bibliotecas e bibliotecários. Essa luta se intensifica com a adesão do movimento associativo bibliotecário, que exerce um papel fundamental para despertar o potencial da classe para com o desenvolvimento sustentável. Objetivo: O presente texto aborda a temática da Agenda 2030 no âmbito das associações de bibliotecários, com destaque o Estado de Minas Gerais, cujo objetivo é relatar as ações realizadas pelo Projeto Agenda 2030, gerenciado pela Associação de Bibliotecários desse Estado. Metodologia: Com esse propósito, apresenta referencial teórico sobre a temática, expõe os propósitos e as atividades do citado projeto, e discorre sobre as contribuições alcançadas. Conclusões: Conclui que as associações de bibliotecários, no âmbito dos estados e municípios, exercem papel fundamental ao estimularem o envolvimento da classe bibliotecária com as causas sociais, de modo que o potencial bibliotecário possa ser melhor explorado em favor da sociedade.

 

Palavras-chave: Movimento associativo. Associação dos bibliotecários de Minas Gerais. Agenda 2030. Papel social das bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

Maria Elizabeth de Oliveira Costa, UFMG

Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Mestre e doutora em Gestão e Organização do Conhecimento. Presidenta da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG)

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Santa Anna, J., & Costa, M. E. de O. (2020). Associação de bibliotecários e a agenda 2030: a contribuição social das bibliotecas no Estado de Minas Gerais. Revista ACB, 25(3), 509–530. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1675