O perfil do bibliotecário escolar da Rede Municipal de Ensino de Manaus

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecário escolar. Perfil do bibliotecário escolar - Competências, habilidades, atitudes e procedimentos

Resumo

Trata-se sobre o perfil dos bibliotecários escolares atuantes na Rede Municipal de Ensino de Manaus. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral caracterizar o perfil do bibliotecário escolar da Rede Municipal de Ensino de Manaus e como objetivos específicos: a) identificar as habilidades e competências dos bibliotecários escolares da referida Rede; b) verificar as atitudes e procedimentos considerados essenciais pelos bibliotecários escolares para execução da profissão; c) constatar quais cursos de aperfeiçoamento, capacitação e/ou participação em evento nos últimos cinco anos foram realizados pelos bibliotecários escolares. Para se alcançar esses objetivos, foi necessária a realização de pesquisa de natureza exploratória, bibliográfica, quanti-qualitativa, descritiva e de campo. O universo da pesquisa de campo correspondeu a 21 participantes da pesquisa, porém a amostra contou com 13 destes, sendo o questionário semiestruturado utilizado como instrumento para a coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que os bibliotecários escolares da Rede de Ensino Municipal de Manaus possuem um perfil proativo e participativo em eventos de Biblioteconomia e da educação, são especialistas em áreas interdisciplinares com a da informação e adaptáveis às efemeridades da sociedade contemporânea.  Conclui-se que a maioria destes bibliotecários possui competências que estimulam um perfil partícipe, flexível e atualizado perante as mudanças ocorrentes no fazer biblioteconômico, tendo em vista que a maior parte destes é especialista em áreas transdisciplinares com a Biblioteconomia, bem como estão continuamente envolvidos em eventos ofertados pela Rede de Ensino Municipal de Manaus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamilla Pereira Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas, Técnica em Biblioteconomia pelo Instituo Federal do Amazonas.

Amanda de Queiroz Bessa, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente efetiva da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

Silva, K. P., & Bessa, A. de Q. (2021). O perfil do bibliotecário escolar da Rede Municipal de Ensino de Manaus. Revista ACB, 26(1), 1–16. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1672