Cenários do termo organização do conhecimento na Ciência da Informação: um estudo com suas aplicações na teoria e na prática

Autores

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, Gestão do Conhecimento, Ciência da Informação.

Resumo

Objetiva analisar os cenários de aplicação do termo “organização do conhecimento” no contexto da Ciência da Informação. Caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa. Pesquisa do tipo bibliográfica, documental e realiza estudo de campo no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Paraíba. Utiliza como técnica e instrumento de coleta de dados a observação direta com anotações em diário de campo e análise de conteúdo para procedimentos de análise dos dados. Reconhece que a organização do conhecimento enquanto abordagem gerencial refere-se a uma característica dada as empresas ou instituições que cultivam o conhecimento como diferencial competitivo, oriunda da teoria organizacional ou Administração e o “fazer” organização do conhecimento como ato de organizar/representar pode ser compreendida como disciplina científica que tem suas origens ligadas à Biblioteconomia. Infere que o SEBRAE Paraíba se configura como uma organização do conhecimento pela abordagem gerencial e, também, é uma instituição que se preocupa na organização do conhecimento na perspectiva de organizar, estruturar os conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Arquivologia pela UFPB.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP -Campus Marília/SP. Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Biblioteconomia e Professora do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do PPGCI  da UFPB.

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

Feitoza, R. A. de B., & Duarte, E. N. (2020). Cenários do termo organização do conhecimento na Ciência da Informação: um estudo com suas aplicações na teoria e na prática. Revista ACB, 25(1), 157–175. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1661