Relato de experiência sobre a oferta de cursos de referências e citações no Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vila Velha)

Autores

  • Valéria Rodrigues de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha
  • Quezia Barbosa de Oliveira Amaral Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha

Palavras-chave:

Bibliotecários. Referências bibliográficas – Normas. Documentação – Normas.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência de duas bibliotecárias do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vila Velha, que ofertam curso de referências (NBR6023/2002) e citações (NBR10520/2002) aos alunos, adotando como suporte instrucional as referidas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, os cadernos de “Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos: documento impresso e/ou digital” e o de “Normas para apresentação de referências – NBR 6023: documento impresso e/ou digital”, sendo esses dois últimos elaborados por um grupo de bibliotecários do Ifes. Com base nos dados obtidos dos questionários que foram aplicados evidenciou-se que, quase 90% dos alunos avaliaram como sendo “ótima” essa iniciativa das bibliotecárias, por proporcionar melhor entendimento e aprendizado na elaboração das respectivas normas sendo esse apoio instrucional fundamental, por otimizar o processo de ensino e aprendizagem na temática abordada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Rodrigues de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro - UniRio (2016), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes (2001), especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (2006). Atualmente bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus de Vila Velha. Pesquiso temas ligados às habilidades e competências informacionais, normalização de trabalhos acadêmicos e colecionismo. Coordenadora da Biblioteca Zilma Coelho Pinto.

Quezia Barbosa de Oliveira Amaral, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes (2005), especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes (2010). Atualmente bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus de Vila Velha. Pesquiso temas ligados a biblioteca inclusiva, acessibilidade,restauração e preservação de acervo e normalização de trabalhos acadêmicos.

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

Oliveira, V. R. de, & Amaral, Q. B. de O. (2020). Relato de experiência sobre a oferta de cursos de referências e citações no Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vila Velha). Revista ACB, 25(1), 131–141. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1644