O Bibliotecário como membro de projetos de leitura em bibliotecas prisionais no estado de Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecário. Biblioteca prisional. Projeto de leitura. Ampliando o alcance à liberdade por meio da leitura (Projeto social). Novos horizontes (Projeto social).

Resumo

Trata sobre a possibilidade de atuação do bibliotecário em bibliotecas prisionais. Analisa junto aos executores do projeto “Ampliando o alcance à liberdade por meio da leitura”, desenvolvido pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e do programa “Novos horizontes: a Universidade nos espaços de privação de liberdade”, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), as possibilidades de atuação desse profissional. Classifica-se em uma pesquisa de estudo de caso, com aplicação de dois questionários como instrumentos de coleta de dados. Resultou no entendimento de que o bibliotecário, ao atuar em projetos de leitura no ambiente carcerário, pode executar ações que não se limitam ao tratamento técnico do acervo, ou à seleção de materiais de leitura, mas amplia-se a ações educacionais, promotoras da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Votto Texeira, UNOCHAPECÓ

Mestre em Educação e Bacharel em Biblioteconomia

Joares Pescador Lemes de Campos

Bacharel em Biblioteconomia

Downloads

Publicado

27-12-2019

Como Citar

Texeira, M. V., & Campos, J. P. L. de. (2019). O Bibliotecário como membro de projetos de leitura em bibliotecas prisionais no estado de Santa Catarina. Revista ACB, 24(3), 546–559. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1629