Proposta de serviços de alerta e disseminação seletiva da informação para a Biblioteca Pública Municipal de Marília "João Mesquita Valença"

Autores

  • Ilana Lopes Matias Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP https://orcid.org/0000-0002-3231-3349
  • Mariana Bosio Affonso Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Ester Luiza Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Serviço de Referência de Informação, Serviço de Alerta, Disseminação Seletiva da Informação.

Resumo

A biblioteca pública é composta por diversos setores que possibilitam o acesso às informações. Dentre os setores, destaca-se o Serviço de Referência de Informação, composto pelo Serviço de Alerta e Divulgação e a Disseminação Seletiva da Informação (DSI), atividades fundamentais em unidades de informação. O problema é delimitado pela questão: como fornecer o acesso à informação a partir do Serviço de Referência nessa Instituição para que a mesma consiga atrair um público híbrido e conhecedor da importância que tal serviço pode trazer para o convívio social da comunidade mariliense? Objetiva-se fornecer alternativas para propor estes dois serviços na Biblioteca Pública Municipal de Marília “João Mesquita Valença”, com o intuito de informar a população sobre todos os serviços e projetos existentes na biblioteca. A metodologia adotada limita-se ao estudo de caso, recorrendo às técnicas de coleta de dados entrevista, observação direta e questionário. Identificou-se os problemas de defasagem do Serviço de Alerta e inexistência do serviço de DSI. Propôs o aprimoramento do Serviço de Alerta utilizando diversos meios de comunicação e a elaboração de um serviço de DSI direcionado ao público jovem-adulto. Conclui-se que, através da proposta, a integração dos usuários nos projetos aumenta, assim como a visibilidade da biblioteca e seus serviços entre a população mariliense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana Lopes Matias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Marília. Possui experiência em Semiótica na Documentação Espanhola, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Cândido de Almeida. Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: Semiótica, Comunicação, Epistemologia da Ciência da Informação, Mediação da Informação, Teoria da Ação Cultural, Análise de Imagem, Organização do Conhecimento.

Mariana Bosio Affonso, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho". Atualmente é estagiária bolsista na Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, possui interesse no desenvolvimento de atividades culturais e realiza pesquisa relacionada aos temas de Ação Cultural e de Bibliotecas Universitárias.

Ester Luiza Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", Campus Marília. Possui experiência em restauração de livros. Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: Bibliotecas escolares e o papel da biblioteca na sociedade e realiza pesquisa referente ao tema o papel do bibliotecário dentro de instituições de ensino.

Downloads

Publicado

20-08-2019

Como Citar

Matias, I. L., Affonso, M. B., & Oliveira, E. L. (2019). Proposta de serviços de alerta e disseminação seletiva da informação para a Biblioteca Pública Municipal de Marília "João Mesquita Valença". Revista ACB, 24(2), 390–404. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1611