Percursos da Ciência da Informação e os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030/ONU

Autores

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Agenda 2030. Ciência da Informação.

Resumo

O desenvolvimento sustentável é um modo de compreender o mundo como uma interação do homem e o meio ambiente, buscando prever e conscientizar as atitudes das pessoas nas diferentes dimensões (econômica, ambiental, institucional e social). A IFLA assumiu ao delegar as bibliotecas mundiais a perseguição por meio de ações e atividades dentro do seu escopo de apoiar, trabalhar e divulgar, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e, nacionalmente este compromisso foi assumido pela FEBAB juntamente com as bibliotecas brasileiras. A Ciência da Informação sendo uma área que estuda, gerencia e organiza meios de disseminação e uso da informação, deve também estar inserida na causa da sustentabilidade, buscando suprir as necessidades informacionais de uma sociedade sustentável. Diante disso, evidencia-se a importância de introduzir a sustentabilidade informacional nas pesquisas científicas da Ciência da Informação. Este estudo visa demonstrar o percurso das pesquisas científicas da Ciência da Informação que abordam a temática da sustentabilidade entre os anos de 2008 a 2018. Os procedimentos metodológicos quanto aos objetivos caracterizam-se como pesquisaexploratório descritiva e em relação aos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica e, para responder ao problema da pesquisa a abordagem é quantitativa.  A partir dos estudos desenvolvido verifica-se que já há um percurso percorrido da temática da sustentabilidade nas pesquisas científicas da Ciência da Informação. Por fim, recomenda-se que o incentivo para o desenvolvimento de novos estudos venha contribuir para concretizar a temática, solidificando conceitos, ações, indicadores e planejamento de uma gestão sustentável e consciente da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilson Geraldo, Universidade Federal de Santa Catarina - USFC

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCin/UFSC).

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina - USFC

Professora de Graduação e Pós-Graduação (PGCin) - Departamento de Ciências da Informação (DPTcin)/Centro de Ciências da Informação (CED) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

20-08-2019

Como Citar

Geraldo, G., & Pinto, M. D. de S. (2019). Percursos da Ciência da Informação e os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030/ONU. Revista ACB, 24(2), 373–389. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1597