Biblioterapia: uma vivência biblioterapêutica de desenvolvimento com alunos da disciplina de Biblioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Autores

  • Lucas Inacio de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mônica Elizabeth Yañez Gonzalez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Carolina Sanches Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Biblioterapia, Biblioterapia de Desenvolvimento (Educacional), Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Descreve a atividade de biblioterapia desenvolvida na disciplina de Biblioterapia, ofertada no curso de Biblioteconomia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para tal, foi aplicada uma vivência biblioterapêutica de desenvolvimento (Educacional) com a turma de alunos de graduação da UFSC que cursaram a referida disciplina no primeiro semestre de 2018. A atividade constituiu-se de relaxamento com sons da natureza, leitura de história, apresentação de curta-metragem, seguido de atividade lúdica e momento de compartilhamento e diálogo. Conclui-se que os resultados obtidos foram positivos, sendo uma experiência deveras enriquecedora e estimulante/emocionante para a maioria dos participantes na medida em que lhes permitiu uma reflexão acerca dos benefícios da leitura e dos livros em nossa vida, além de uma interiorização e conscientização do papel de intermediador e bibliotecário na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Inacio de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mônica Elizabeth Yañez Gonzalez, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ana Carolina Sanches, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Souza, L. I. de, Gonzalez, M. E. Y., & Sanches, A. C. (2018). Biblioterapia: uma vivência biblioterapêutica de desenvolvimento com alunos da disciplina de Biblioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Revista ACB, 23(2), 322–336. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1503

Edição

Seção

Relato de experiência