Tecnologias da informação e comunicação em bibliotecas universitárias públicas brasileiras: um estudo preliminar

Autores

Palavras-chave:

Gestão de bibliotecas universitárias. Planejamento em bibliotecas universitárias. Tecnologias em bibliotecas universitárias.

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação nas bibliotecas universitárias brasileiras, a fim de elaborar uma proposta de construção das possíveis tendências tecnológicas neste segmento. Foi realizada uma prospecção sobre como as TIC são utilizadas e divulgadas nas páginas eletrônicas de 30 bibliotecas universitárias brasileiras. Foram avaliadas 25 categorias de avanços tecnológicos disponíveis aos usuários pela internet. Finalmente, foi realizada uma comparação dos resultados obtidos confrontados com a realidade vivenciada no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia. Foram identificadas como as bibliotecas universitárias brasileiras estão em relação ao uso das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Nani França, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia da Fundação Educacional Comunitária Formiguense (1997), especialista em Gerenciamento Estratégico da Informação pela Universidade de Uberaba (1999). Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2015). Doutoranda em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp, Marília, SP). É bibliotecário/documentalista da Universidade Federal de Uberlândia, desde 2004, onde atualmente coordena a Divisão de Atendimento ao Usuário do SISBI/UFU. Consultora do Colégio Marista Champagnat de Uberlândia. Docente no curso de Especialização em Endodontia (FUNORTE/Dental Hall). Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC-UNESP), do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GPNTI-UNESP), do Grupo de Pesquisa Interfaces Sociais da Comunicação: Midias e Educação, Políticas e Culturas (CNPQ/UFU), do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (CNPq/UFU) e do Grupo de Pesquisa GEINFO: Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento (UFBa). Membro eleito da Comissão Estatuinte da UFU, sendo também membro da Comissão de Sistematização e Redação, deste segmento e membro do GT8 - Tecnologias e Informação (ANCIB). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia atuando principalmente nas áreas de: administração de bibliotecas, gestão de pessoas, tecnologias da informação e da comunicação, sociedade da informação, bibliotecas universitárias - políticas públicas, biblioteca digital, repositório institucional, pesquisas científicas na web, serviço de atendimento aos usuários, atendimento especializado educacional aos deficientes visuais e normalização de publicações científicas e tecnologias da informação, biblioteca escolar. Revisora de normalização dos livros da Edufu desde 2005 e co-autora dos livros: Guia para normalização de trabalhos acadêmicos (Edufu, 2006) e Guia para normalização de publicações científicas (Edufu, 2013).

Angela Maria Grossi de Carvalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Angela Maria Grossi de Carvalho possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (1999), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Sevilha-Espanha (2011). Atualmente é docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Unidade de Marília) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), pesquisadora do Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC-UNESP) e do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GPNTI). Coordenadora e Membro do Conselho do Curso de Jornalismo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado e Mídia e Tecnologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Jornalismo Especializado e Segmentado, Mídias Digitais, Informação e Tecnologia, Políticas Públicas de Informação e Tecnologia (Inclusão e Cidadania Digital, Sociedade da Informação, Políticas de Informação).

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

França, M. N., & Carvalho, A. M. G. de. (2019). Tecnologias da informação e comunicação em bibliotecas universitárias públicas brasileiras: um estudo preliminar. Revista ACB, 24(1), 72–112. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1498

Edição

Seção

Relato de pesquisa