Perspectivas para profissionais da informação em incubadoras de empresas

Autores

Palavras-chave:

Incubadora de Empresas. Modelo CERNE. Profissionais da Informação. Competências do profissional da Informação.

Resumo

Focados na co-criação de valor, os ecossistemas de inovação apresentam distintos agentes com o propósito em comum abrigarem e apoiarem as empresas. Como agentes primordiais, as incubadoras de empresas funcionam como mecanismos que oferecem programas de incubação com vistas a impulsionar o negócio. A fim de promover a qualificação desses mecanismos foi criado o modelo de gestão CERNE. Diante desse horizonte de foco na co-criação de valor, promoção de qualificação e desenvolvimento sistêmico, reflete-se: como os profissionais da informação podem contribuir na implementação do modelo CERNE nas incubadoras visando suas qualificações? Assim, objetivou-se indicar oportunidades de atuação para profissionais da informação em incubadoras que estão em processo de implantação ou de certificação no modelo CERNE. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com fontes que embasaram e permitiram a descrição das oportunidades identificadas. Verificou-se que o profissional da informação pode atuar em incubadoras com suas competências de pesquisa, organização, síntese e registro da informação, viabilizando a divulgação, acesso e uso. Ademais, pode auxiliar no desenvolvimento das empresas incubadas, na formação do empreendedor, na tomada de decisão e planejamento da incubadora, e ainda na certificação CERNE, por meio da sistematização e documentação de processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Bedin, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Informação (2017), especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (2015) e bacharel em Biblioteconomia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Priscila Machado Borges Sena, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. Possuí Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis (2014); Especialização em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012); Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). 

Ana Clara Cândido, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora no Departamento e no  programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

Bedin, J., Sena, P. M. B., & Cândido, A. C. (2018). Perspectivas para profissionais da informação em incubadoras de empresas. Revista ACB, 23(3), 418–429. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1480