Projetos de planejamento e organização de bibliotecas como recursos pedagógicos na Educação a Distância

Autores

  • João Paulo Borges da Silveira Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Palavras-chave:

Educação a distância. Processos de aprendizagem. Recursos pedagógicos. Biblioteconomia.

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência utilizando-se de projetos de Aprendizado Baseado em Problemas enquanto Metodologia de Aprendizagem Ativa. O contexto do relato é o curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), pioneiro no Brasil na modalidade de Educação a Distância (EaD). Apresenta-se e discute-se a proposta de projetos de planejamento e organização de bibliotecas enquanto recurso pedagógico, utilizada na disciplina de Planejamento e Organização de Bibliotecas do referido curso. São utilizados como relatos as experiênciasreunidas a partir decinco ofertas da disciplina entre os anos de 2014 e 2017, totalizando 147 alunos matriculados e o desenvolvimento de 71 projetos ao todo, envolvendo diferentes tipologias de bibliotecas, com destaque para projetos de planejamento e organização de bibliotecas escolares, universitárias e públicas. Conclui-se que proposição de projetos como o relatado no texto é fundamental, pois estes podem se tornar recursos pedagógicos na EaD a partir de diferentes metodologias de aprendizagens ativas que, em especial nos cursos de Biblioteconomia, são importantes pois: aproximam discentes do cotidiano profissional; favorecem o contato com profissionais atuantes no mercado; tornam as disciplinas mais interessantes e diminuem a evasão; propiciam que as turmas interajam e se aproximem, uma vez que estas  se veem apenas nos encontros presenciais; proporcionam a reflexão dos discentes enquanto futuros bibliotecários(as), colocando-se no lugar de gestores de bibliotecas, compreendendo suas responsabilidades, competências e habilidades necessárias; e, contribuem com a autonomia dos discentes, tornando-os sujeitos ativos em seus processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Borges da Silveira, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Bibliotecário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Especialista em Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM); Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Silveira, J. P. B. da. (2018). Projetos de planejamento e organização de bibliotecas como recursos pedagógicos na Educação a Distância. Revista ACB, 23(2), 289–306. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1430

Edição

Seção

Relato de experiência