Qualidade de vida em bibliotecas: como a ergonomia e a ginástica laboral contribuem para rotinas mais saudáveis nas bibliotecas universitárias.

Autores

  • Danielle da Silva Pinheiro Wellichan
  • Marcella G. F. Santos

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Bibliotecas Universitárias. Ginástica laboral. Ergonomia.

Resumo

A qualidade de vida é cada vez mais necessária às organizações, tendo em vista a quantidade de afastamentos apontados pelo Ministério do Trabalho na atualidade. Tanto a ergonomia quanto a ginástica laboral contribuem na busca por essa qualidade de vida tão desejada. Em ambientes informacionais cujos colaboradores em sua maioria cumprem longas jornadas, torna-se fundamental que a análise ergonômica associada à ginástica seja proposta e praticada a fim de propiciar melhores desempenhos. Esse foi o objetivo deste estudo, que analisou o ambiente de uma biblioteca universitária e, em virtude do cenário encontrado, propôs mudanças e exercícios para o bem-estar da equipe local. Mediante a avaliação dos colaboradores pelo fisioterapeuta, foram elaborados e propostos exercícios para a equipe, além da análise que o profissional fez do ambiente, detectando ajustes necessários e possíveis. Resultados iniciais apresentaram melhorias na disposição física dos colaboradores e ambiente mais favorável às jornadas de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Wellichan, D. da S. P., & Santos, M. G. F. (2017). Qualidade de vida em bibliotecas: como a ergonomia e a ginástica laboral contribuem para rotinas mais saudáveis nas bibliotecas universitárias. Revista ACB, 22(3), 611–625. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1377

Edição

Seção

Relato de experiência