A biblioteca universitária híbrida como espaço de memória

Autores

Palavras-chave:

Espaço de memória. Biblioteca universitária. Biblioteca híbrida. Repositórios institucionais.

Resumo

As bibliotecas universitárias resguardam os conhecimentos gerados nas instituições de ensino onde estão inseridas, além disso, reúnem, organizam e disseminam as produções de cunho cultural e técnico-científico no âmbito de suas instituições. A biblioteca universitária caracteriza-se como espaço da memória científica dentro de uma universidade, pois é o local onde é reunida a produção científica gerada na instituição. Além de preservar a memória das universidades, a biblioteca proporciona a multiplicação do conhecimento gerando através de seu acervo novos conhecimentos. Os espaços de memória como bibliotecas, museus e arquivos devem se adaptar aos novos tempos, proporcionando novas formas de reunir, organizar e promover a memória das instituições, dos grupos e dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens da Costa Silva Filho, Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Atua como bibliotecário-chefe da Biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Silva Filho, R. da C. (2018). A biblioteca universitária híbrida como espaço de memória. Revista ACB, 23(1), 21–36. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1369