Competências do bibliotecário no processo de referência educativo de bibliotecas universitárias

Autores

  • Sirlene Pintro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Danielly Oliveira Inomata Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Serviço de referência. Processo de referência educativo. Competências do bibliotecário.

Resumo

O serviço de referência é uma das atividades centrais das bibliotecas e passa por grandes transformações decorrentes do avanço tecnológico. Nesse contexto, os bibliotecários que atuam no serviço de referência passam a assumir novas funções, o que exige o desenvolvimento de novas competências para que possam desenvolver suas atividades com qualidade. Levando em consideração esses aspectos, mostrou-se relevante a investigação das competências necessárias ao bibliotecário atuante nesse vertente do serviço de referência que se expande progressivamente, o processo de referência educativo. Identificaram-se e caracterizam-se as etapas do processo de referência e educativo e foram definidas as competências necessárias ao bibliotecário de referência em cada uma das etapas. Conclui-se que o conjunto definido de competências contribui para o aperfeiçoamento dos serviços prestados por unidades de informação que desenvolvem o processo de referência educativo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlene Pintro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Bibliotecária na Universidade Federal de Santa Catarina.

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia e Gestão do Conhecimento. Doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991).

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Biblioteconomia na modalidade EaD, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). 

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

Pintro, S., Varvakis, G., & Inomata, D. O. (2017). Competências do bibliotecário no processo de referência educativo de bibliotecas universitárias. Revista ACB, 22(2 ESPECIAL), 329–342. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1355