Acessibilidade em biblioteca escolar na perspectiva das políticas públicas e diretrizes institucionais do IFRO

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares. Educação inclusiva. Acessibilidade. IFRO.

Resumo

Resumo: Aborda a acessibilidade nas bibliotecas como meio de incluir as pessoas com deficiência no ensino regular e técnico. O objetivo da pesquisa foi identificar se as políticas e diretrizes do IFRO contemplam a acessibilidade. Foi realizada uma pesquisa documental na legislação e políticas públicas relativas ao tema, bem como nas diretrizes da instituição. É possível considerar que embora a instituição se proponha a oferecer educação inclusiva, existe a necessidade premente de reformular diretrizes incluindo orientações para a efetivação da acessibilidade especialmente dos documentos reguladores das bibliotecas, que são indispensáveis no processo educativo e diretamente vinculadas ao bom desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleuza Diogo Antunes, Universidade Federal de Rondônia - Discente

Mestranda em Educação Escolar (PMEPE/UNIR). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS. Bibliotecária Coordenadora do IFRO/Campus Ji-Paraná.

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - Docente

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Antunes, C. D., & Pimenta, J. S. (2017). Acessibilidade em biblioteca escolar na perspectiva das políticas públicas e diretrizes institucionais do IFRO. Revista ACB, 22(3), 564–580. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1296

Edição

Seção

Relato de pesquisa