Normalização bibliográfica no âmbito da transferência da informação: de um fazer técnico a uma atuação humanista

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Normalização, Padronização, Normalização Bibliográfica, Transferência da informação, Competências bibliotecárias.

Resumo

Apresenta uma discussão teórica acerca da importância e necessidade da prática da Normalização Bibliográfica no âmago da produção científica, destacando o papel da biblioteca e do bibliotecário nesse contexto. Expõe um breve histórico da Normalização e características da Normalização Bibliográfica. Apresenta a contribuição do bibliotecário na Normalização Bibliográfica em bibliotecas e em outros espaços e instâncias. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa bibliográfica, constataran-se os seguintes temas abordados pelos autores, quais sejam: historicidade da Normalização; Normalização como atividade técnica de padronização e uniformidade; Normalização Bibliográfica como uma atividade realizada em bibliotecas; Normalização Bibliográfica como uma atividade realizada em diferentes instâncias e contextos; Normalização Bibliográfica como uma atividade de organização e transferência da informação; e, por fim, Normalização Bibliográfica como uma atividade humanista. Em linhas gerais, constatou-se que a literatura tem atribuído pouco valor a essa temática, dado o número pequeno de trabalhos encontrados. Esses estudos demonstraram a dinamicidade e desenvolvimento da Normalização ao longo dos tempos, enfatizando que, no que se refere à Normalização Bibliográfica, essa atividade tem deixado o seu aspecto, tão somente, técnico e mecanicista para adentrar-se a um fazer mais humanista, em que o profissional precisa adotar novas competências a fim de gerenciar as diversas formas de transferência da informação, o que requer, uma maior aproximação com os sujeitos da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Downloads

Publicado

11-04-2017

Como Citar

Santa Anna, J. (2017). Normalização bibliográfica no âmbito da transferência da informação: de um fazer técnico a uma atuação humanista. Revista ACB, 22(1), 61–76. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1270