Da trajetória dos periódicos à implementação de indicadores de qualidade: análise das publicações periódicas científicas brasileiras das áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia

Autores

  • Luhilda Ribeiro Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade Federal do Maranhão
  • Julíbio David Ardigo Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Os periódicos se constituem num dos principais canais de comunicação científica. Esse canal se tornou paradigma na busca pela eficiência do processo comunicativo dentro da ciência, sempre procurando garantir qualidade nesse processo. Os cenários das áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia no Brasil não fogem a essa regra. Há um significativo número de periódicos que veiculam as informações nessas áreas, os quais buscam garantir a qualidade das informações neles veiculadas. Objetivamos neste artigo analisar as variáveis quantitativas e qualitativas que caracterizam as publicações periódicas dessas áreas. Para isso, implementamos análises estatísticas de associação entre variáveis extraídas desses periódicos e os indicadores de qualidade apontados pelos seus estratos na avaliação do sistema Qualis da Capes. Entre os resultados, destaca-se que não encontramos associação relevante entre tempo de existência da revista, sua periodicidade, publicar artigos em língua estrangeira ou exigir a presença de doutor entre os autores, com as qualificações recebidas na avaliação da Capes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luhilda Ribeiro Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Bibliotecária do Núcleo Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão.

Julíbio David Ardigo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio pós-doutoral na University of Victória (UVIC). Professor Associado da Escola Superior de Administração Gerencial da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

Silveira, L. R., & Ardigo, J. D. (2016). Da trajetória dos periódicos à implementação de indicadores de qualidade: análise das publicações periódicas científicas brasileiras das áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia. Revista ACB, 21(3), 589–606. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1200

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina