Os programas de competência informacional voltados para a educação básica na América do Sul <p>

Autores

  • Rodrigo Pereira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP-Marília
  • Juliana Batista Ounap Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF

Resumo

O trabalho tem o intuito de revisitar programas de desenvolvimento da competência informacional, dirigidos ao ensino básico, no contexto da América do Sul. Para tanto, a pesquisa utilizou-se de fontes primárias de informação, de caráter científico, disseminadas via fontes eletrônicas de informação, acessíveis gratuitamente pelos recursos de recuperação de informação disponíveis na Web. Considerando a temática significativa, objeto de estudo em desenvolvimento no Brasil, estabeleceu-se, como objetivo, verificar, no cenário sul-americano, a condição do desenvolvimento e aplicação de programas específicos ao desenvolvimento da competência informacional, como parâmetro a possíveis ações brasileiras. Parte-se do pressuposto de que a competência informacional, sobretudo no que diz respeito à sua aplicação no ensino básico, torna-se instrumento determinante ao processo educativo, bem como à geração da autonomia no aprender a aprender ao longo da vida, condição considerada, pelos teóricos da competência informacional, básica ao alcance pleno de cidadania. Questiona-se, então, se os programas de desenvolvimento de competência informacional têm sido desenvolvidos e aplicados no cenário sul-americano, sob quais condições, perspectivas e expectativas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental, de caráter descritivo, sob a perspectiva qualitativa. Utilizaram-se fontes primárias, científicas de informação, socializadas por meio de canais formais eletrônicos de informação, através dos quais se coletaram os dados. O caráter inovador da pesquisa situa-se na perspectiva de poder revisitar os programas de desenvolvimento de competência informacional na educação básica no cenário sul-americano, tendo-os como parâmetros de análise, aperfeiçoamento e novas proposições ao contexto brasileiro. À medida que a pesquisa avançava foi possível perceber que os programas de Competência Informacional voltados à educação básica, no contexto sul-americano, mostram-se insuficientes, pelo fato de que há muitas iniciativas voltadas ao ensino superior, ao passo que, para a educação básica, existem poucas iniciativas, algumas delas descaracterizadas como programas de Competência Informacional já que são estruturadas como programas de educação de usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP-Marília

Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universtário de Formiga - UNIFORMG (2002), pós-graduado em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2006), doutorando e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Atualmente é bibliotecário no Colégio Militar de Campo Grande - MS, Coordenador e professor no curso de Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Presta consultoria em diversas instituições na área de sua formação. Coordena um grupo de pesquisa sobre Bibliotecas Escolares. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional e competência em informação.

Juliana Batista Ounap, Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF

Bibliotecária formada pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec - IESF. Pos-graduanda em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias.

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

Pereira, R., & Ounap, J. B. (2016). Os programas de competência informacional voltados para a educação básica na América do Sul <p>. Revista ACB, 21(3), 416–439. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1175

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina