Biblioterapia: relato de uma experiência no lar de idosos em Braga - Portugal

Autores

Palavras-chave:

Biblioterapia. Ação solidária. Envelhecimento Populacional. Trabalho Voluntário

Resumo

Relato de experiência de biblioterapia desenvolvido por meio do Projeto “Criando Sorrisos” com os idosos de uma Instituição em São Vicente, na cidade de Braga - PT. Buscou-se proporcionar momentos de entretenimento, humor, socialização e purificação das emoções por meio catárticos. Realizou-se um sarau com apresentação de história, declamação de poema, músicas, dramatização, recreação e conversas sobre os temas em questão. Durante o término, houve a apresentação do coro do Lar de Idosos com a música “Um pouco de perfume”, de Judith Junqueira, como forma de agradecimento. Os resultados foram alcançados pelas expressões e depoimentos dos participantes. Concluiu-se que a leitura terapêutica é relevante para o convívio e integração, sobretudo dos idosos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Haydê Oliveira Fonseca, Universidade do Minho

Doutoranda em Estudo da Criança pela Universidade do Minho (Portugal), na especialidade Literatura para a Infância e Mestre em Educação pela mesma universidade. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança, no grupo Produções Culturais para as Crianças da Universidade do Minho (UMINHO).

Fernando Azevedo, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Literatura pela Universidade do Minho (Portugal) e Mestre em Educação pela mesma universidade. Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. É o coordenador do grupo de pesquisa Produções Culturais para as Crianças do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

Fonseca, K. H. O., & Azevedo, F. (2016). Biblioterapia: relato de uma experiência no lar de idosos em Braga - Portugal. Revista ACB, 21(2), 381–389. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1166

Edição

Seção

Relato de experiência