Música como fonte de informação da escola: contribuições da Biblioteca Escolar <p> Music as information source in schools: contributions from the school library

Autores

  • Fernanda de Sales Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGE/UDESC, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia.

Palavras-chave:

Música e informação. Música e Educação. Biblioteca Escolar

Resumo

Trata a música como fonte de informação, e, como tal, defende-se sua inserção e permanência nas escolas como recurso informacional organizado e disponibilizado pela biblioteca escolar para professores, alunos e toda a comunidade escolar. Para além do ensino da música propriamente dita, defende-se a ideia que ela, a música, pode estar presente em atividades organizadas por professores de outras disciplinas, para além do ensino de artes, como subsídio informacional, ou, como fonte de informação. A inserção deste tema no campo da Educação representa uma tomada de consciência das questões que giram em torno da biblioteca escolar, um espaço legítimo da escola, e uma adição de forças em prol da educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Sales, Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Doutoranda (PPGE/UDESC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGE/UDESC, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia.

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Coordenadora do Laboratório de Mídias e Práticas Educativas. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Educação - EducomFloripa - CNPq/UDESC.  Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGE/UDESC, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia.

 

 

 

Downloads

Publicado

11-03-2016

Como Citar

Sales, F. de, & Sartori, A. S. (2016). Música como fonte de informação da escola: contribuições da Biblioteca Escolar <p> Music as information source in schools: contributions from the school library. Revista ACB, 21(1), 89–101. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1156