Webometria e a análise de redes sociais

Autores

Palavras-chave:

Metrias, Webometria, Análise de redes sociais, Visibilidade, Comunicação científica

Resumo

O presente artigo aborda a relação existente entre a webometria e a análise de redes sociais (ARS). Utiliza como metodologia um estudo bibliográfico através de materiais informacionais. Objetiva identificar como a webometria pode utilizar a ARS para mensurar o nível de relações existente entre os sites, buscando compreender como se dá essas relações e posições de cada site institucional dentro de uma rede social. Justifica a relevância deste estudo em compreender como se dá a comunicação cientifica entre sites institucionais. Assevera que é possível utilizar a ARS como indicador webométrico para mensurar as relações existentes entre os sites de determinadas instituições, de modo a compreender como eles se destacam no âmbito web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilaydiany Oliveira Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Mestra em Engenharia de Produção pela UFRN, na área de métodos e modelos de pesquisa operacional (2011) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Participa do Grupo de Pesquisa em Estudos Métricos da Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação (EMICT&I) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

02-09-2016

Como Citar

Silva, I. O. (2016). Webometria e a análise de redes sociais. Revista ACB, 21(2), 294–308. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1137