Acessibilidade física na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Araranguá <p> Physical accessibility in the library of the Federal Institute of Education, Science and technology of Santa Catarina, Campus Araranguá

Autores

Resumo

O objetivo geral da pesquisa foi verificar as condições de acessibilidade física da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Araranguá. Para análise foi utilizado parte do Instrumento de avaliação das condições de acessibilidade em bibliotecas (checklist), desenvolvido por Nicoletti (2010). Os resultados sobre acessibilidade arquitetônica demonstraram que a Biblioteca não atende a todos os critérios estabelecidos, destacando-se negativamente a inexistência de rampas ou elevadores acessíveis. A análise da acessibilidade do mobiliário e equipamentos revelou que a disposição do mobiliário e dos equipamentos da Biblioteca atende a maioria dos critérios estabelecidos, destacando-se positivamente a categoria “computadores/terminais de consulta”. Diante da análise, conclui-se que a Biblioteca não disponibiliza aos seus usuários um ambiente físico totalmente acessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Osvaldina dos Passos Cavalcanti, IFSC

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) câmpus Araranguá, coordenadora da Biblioteca pela portaria 845 de 07/05/2014.

Renata Ivone Garcia, IFSC

Graduada em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação (UDESC). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Araranguá.

Gregório Jean Varvakis Rados, UFSC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

Downloads

Publicado

26-12-2015

Como Citar

Cavalcanti, C. O. dos P., Garcia, R. I., & Rados, G. J. V. (2015). Acessibilidade física na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Araranguá <p> Physical accessibility in the library of the Federal Institute of Education, Science and technology of Santa Catarina, Campus Araranguá. Revista ACB, 20(3), 483–499. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1107

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina