Biblioteconomia em Santa Catarina: história e trajetória do CRB-14 <p> Library in Santa Catarina: history and trajectory of CRB-14

Autores

  • Maria Lourdes Blatt Ohira Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB14
  • Caroline Santos de Cisne Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Ricardo Zimmermann Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

Resumo

A elaboração de uma pesquisa documental realizada em diversas fontes existentes nos arquivos do Conselho Regional de Biblioteconomia de Santa Catarina (CRB-14), como livros de atas de plenárias, livros de termos de posses das gestões, resoluções, correspondências, relatórios, pareceres, entre outros, ajuda a levantar as informações solicitadas pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), com vista a comemoração dos 50 anos de regulamentação da Lei nº 4.084/62 que dispõe sobre a profissão do bibliotecário, regulamentada pelo Decreto nº 56.725/65. Este grande volume de dados coletados além dos solicitados pelo CFB, materializa-se na história e na trajetória do CRB-14. Criando uma fonte de consulta para futuras pesquisas, que pode subsidiar as ações da atual gestão do CRB-14 e contribuir para o crescimento da biblioteconomia de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lourdes Blatt Ohira, Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB14

Graduação em biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1976). Mestrado em Biblioteconomia na área de concentração de Planejamento e Administração de Sistemas e Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP (1998) e Especialização em Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004). Bibliotecária na Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (1976 – 1992). Professora titular do Curso de Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação da Universidade dos Estado de Santa Catarina – UDESC (1992-2012). Coordenadora de Documentação da Pró-Reitoria de Planejamento e do Sistema de Gestão Documental da UDESC (2004-2012). Conselheira do CBR/14 no exercício de 1991-1993; Vice Presidente no exercício de 1998-2000 e como tesoureira no exercício de 2000 – 2002. Possui publicações técnico-científicas na área de Biblioteconomia e Arquivologia. Atualmente esta aposentada e participa da atual gestão do CRB-14 como vice-presidente.

Caroline Santos de Cisne, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Substitua do Departamento de Ciência da Informação - UFSC. Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Certificada em Inteligência Competitiva pela SCIP - Strategic and Competitive Inteligence Professionals, Especialista em Gestão da Informação pela Faculdade Internacional de Curitiba ? FACINTER e Instituto Brasileiro de Pós Graduação - IBPEX. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Santa Catarina. Membro da Diretoria do Conselho Regional de Biblioteconomia 14 Região - Gestão 2015/17. Experiência em pesquisa, análise e disseminação de informações assim como em práticas de gestão do conhecimento.

Juliano Ricardo Zimmermann, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2—7). Especialização em Gestão de Projetos pelas Universidade Gama Filho – UGF (RJ) (2012). Bibliotecário na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14o Região.

Downloads

Publicado

26-12-2015

Como Citar

Ohira, M. L. B., Cisne, C. S. de, & Zimmermann, J. R. (2015). Biblioteconomia em Santa Catarina: história e trajetória do CRB-14 <p> Library in Santa Catarina: history and trajectory of CRB-14. Revista ACB, 20(3), 395–410. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1070

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina