Análise de citações e ARS: Rede de referências em educação científica

Citation analysis and Social network analysis: reference network in science education in the CAPES Periodic Portal

Wilimar Junio Ruas, Marta Araújo Tavares Ferreira

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar o uso da técnica de Análise de Citações (AC) em conjunto com a Análise de Redes Sociais (ARS) para identificar os autores mais referenciados nas publicações que abordam a temática da Educação Científica no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal CAPES). Foi realizada a pesquisa de publicações sobre Educação Científica no Portal CAPES, no qual foram recuperadas 42 publicações entre artigos, anais e teses. Após avaliação, foram selecionados 25 artigos para análise que tiveram seus dados bibliográficos recuperados com uso do software EndNote. A geração e análise da rede de autores foi realizada com o auxílio do software UCINET, próprio para ARS. Com base na métrica de análise pelo grau de centralidade (Centrality Degree), os autores mais referenciados na rede foram Matthews, UNESCO, Aikenhead, Bakhtin, Chassot, Morin, Santos e Vygotsky, o que indica a visibilidade e influência destes autores no campo da Educação Científica. Em síntese, a AC em conjunto com a ARS se mostram de fato como uma técnica agregadora nos estudos relacionados à comunicação científica, permitindo um mapeamento dos autores e uma análise das principais referências de uma temática ou campo do conhecimento.

 


Palavras-chave


Análise de citações; Análise de redes sociais; Comunicação científica; Educação científica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.