Saúde da população negra: estudo bibliométrico em artigos, teses e dissertações digitais nacionais <p> The black population health: a bibliometric study in articles, theses and dissertations national digital

Autores

  • Marco Antonio dos Santos Bacharel em Ciências Sociais (FESP). Assessor de Gestão Participativa da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de São Paulo. Mestrando em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem da EPE-UNIFESP.
  • Ricardo Quintão Vieira Bacharel em Biblioteconomia (USP) e Enfermagem (UNINOVE). Bibliotecário do Senac São Paulo. Mestrando em Ciência da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem da EPE-UNIFESP.
  • Leila Maria Rissi Caverni

Palavras-chave:

eses Eletrônicas, Dissertações Acadêmicas.

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar a produção científica sobre a Saúde da População Negra em artigos, teses e dissertações digitais brasileiras. Por meio de um estudo bibliométrico sobre duas bases digitais. Os documentos foram analisados por título de periódico, avaliação Qualis, titulação acadêmica, ano de publicação, local de estudo/autor, palavra-chave e programa de pós-graduação (no caso das teses e dissertações). O resultado das buscas obteve 65 artigos, 18 dissertações e 15 teses, de 1974 a 2010. Na avaliação Qualis A1 e A2, as áreas humanas destacaram-se. Em todas as regiões o quantitativo de documentos foi proporcional ao número de programas de pós-graduação. Conclui-se que houve baixa correspondência das temáticas com as ações propostas pelo Ministério da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio dos Santos, Bacharel em Ciências Sociais (FESP). Assessor de Gestão Participativa da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de São Paulo. Mestrando em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem da EPE-UNIFESP.

Bacharel em Ciências Sociais (FESP). Assessor de Gestão Participativa da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de São Paulo. Mestrando em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem da EPE-UNIFESP.

Ricardo Quintão Vieira, Bacharel em Biblioteconomia (USP) e Enfermagem (UNINOVE). Bibliotecário do Senac São Paulo. Mestrando em Ciência da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem da EPE-UNIFESP.

Bacharel em Biblioteconomia (USP) e Enfermagem (UNINOVE). Bibliotecário do Senac São Paulo. Mestrando em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem da EPE-UNIFESP.

Leila Maria Rissi Caverni

Enfermeira da Prefeitura de São Paulo. Orientadora. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem da EPE-UNIFESP.

Downloads

Publicado

19-03-2014

Como Citar

Santos, M. A. dos, Vieira, R. Q., & Caverni, L. M. R. (2014). Saúde da população negra: estudo bibliométrico em artigos, teses e dissertações digitais nacionais <p> The black population health: a bibliometric study in articles, theses and dissertations national digital. Revista ACB, 19(1), 13–22. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/935