Interatividade e colaboração via Web 2.0: estudo de caso em Bibliotecas Públicas do município de Goiânia <p> Interactivity and collaboration in Web 2.0: a case study in Public Libraries in the city of Goiânia - Brazil

Autores

  • Lais Pereira de Oliveira Universidade de Brasília
  • Carlos Eduardo da Silveira Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Web 2.0, Colaboração, Interação, Redes sociais

Resumo

Trata da utilização dos recursos proporcionados pela Web 2.0 em bibliotecas públicas, para dinamização desses espaços e atratividade de novos usuários. Apresenta este novo modelo de plataforma web baseado na colaboração, compartilhamento de conteúdos/informações e interação via redes sociais, tais como facebook, blogs e wikis, na forma de suas potencialidades para as bibliotecas públicas. A pesquisa é um estudo de caso realizado no município de Goiânia - Goiás, aplicada a três bibliotecas públicas, sendo uma vinculada ao Estado e outras duas ao município. Por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas aos bibliotecários responsáveis pelas unidades, investigou-se sua visão acerca da Web 2.0 e o uso do potencial por ela proporcionado nas bibliotecas pesquisadas. Conclui-se que pelos problemas de infra-estrutura e investimentos enfrentados, as unidades não se utilizam da riqueza de recursos da Web 2.0, o que influencia na oferta dos serviços e na fidelização dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Pereira de Oliveira, Universidade de Brasília

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Vice-presidente da Associação dos Bibliotecários de Goiás (ABG), triênio 2012-2014.

Carlos Eduardo da Silveira, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em andamento em Gestão de Documentos e Informações: Teoria e Prática Arquivística (Instituto AVM Wpos).

Downloads

Publicado

20-09-2013

Como Citar

Oliveira, L. P. de, & Silveira, C. E. da. (2013). Interatividade e colaboração via Web 2.0: estudo de caso em Bibliotecas Públicas do município de Goiânia <p> Interactivity and collaboration in Web 2.0: a case study in Public Libraries in the city of Goiânia - Brazil. Revista ACB, 18(2), 901–925. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/916