Sistemas Eletrônicos de Editoração de Periódicos Científicos: a questão da usabilidade <p> Electronic Systems for Scientific Journals Publishing: the issue of usability

Autores

  • Helen Beatriz Frota Rozados UFRGS
  • Gonzalo Rubén Alvarez UFRGS

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Periódico Científico Eletrônico, Open Access, Sistemas Eletrônicos de Editoração, Usabilidade

Resumo

Contextualiza comunicação, comunidades e periódicos científicos, Open Access, interação humano-computador e sistemas de editoração eletrônica de revistas. Objetiva entender a importância da usabilidade no processo editorial de periódicos eletrônicos que utilizam softwares gerenciais. Destaca o papel dos cinco atributos propostos por Nielsen (2006) para determinar a usabilidade de interfaces. Conclui que as avaliações de usabilidade contribuem para a identificação de problemas e permitem a realização de modificações na ergonomia do produto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Beatriz Frota Rozados, UFRGS

Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(PPGCOM/UFRGS). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO/UFRGS)

Gonzalo Rubén Alvarez, UFRGS

Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)

Downloads

Publicado

20-09-2013

Como Citar

Frota Rozados, H. B., & Alvarez, G. R. (2013). Sistemas Eletrônicos de Editoração de Periódicos Científicos: a questão da usabilidade <p> Electronic Systems for Scientific Journals Publishing: the issue of usability. Revista ACB, 18(2), 860–883. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/907